Quando você usa o Android e alguma funcionalidade do aparelho começa a se comportar diferente do esperado, logo vem a desconfiança de que o celular está com algum defeito. Confira abaixo como testar os recursos para saber se ele está funcionando corretamente.

O procedimento deste tutorial exige a instalação de um aplicativo disponível gratuitamente na Google Play. Além de não requerer root, o app não traz riscos de danificar o smartphone.

Obtendo o aplicativo e fazendo os testes

  1. Acesse a Google Play e faça o download do aplicativo Teste seu Android;
  2. Na tela inicial dele, você verá uma lista de ferramentas para testes. Toque em uma delas e conceda as permissões quando necessário.

    Reprodução

    Ao abrir uma das opções de teste, o próprio app traz pequenas descrições explicando o que deve ser feito. Caso tudo saia conforme o esperado, é porque o recurso está funcionando. Abaixo, veja a imagem que mostra o teste da tela multi-touch:

Reprodução

publicidade

Como pode ser visto, o celular e o programa identificou corretamente os pontos selecionados. Em mais uma imagem, veja as telas de teste de itens importantes como NFC, cores da tela e sons do sistema.

Reprodução

Outras opções avançadas

Não apenas para testes de recursos do aparelho, o aplicativo traz ferramentas informações importantes do sistema. Essas opções incluem itens como um monitor de atividades em tempo real, apps instalados pelo sistema ou usuário, estado da bateria, configuração do hardware etc.

Reprodução

Com todos estes itens, você identificará facilmente funções dos celulares que podem não estar funcionado.