Um problema comum que assombra uma boa parte dos usuários de smartphones está relacionado à bateria. Muitos começam a notar que ela está durando menos durante o uso diário e até mesmo desliga inesperadamente, mesmo que o sistema esteja indicando que ainda há energia. Outra situação frustrante é quando a carga cai brutalmente em um período muito curto de tempo.

A boa notícia é que podemos executar um procedimento de calibragem da bateria para tentar corrigir esses problemas. O procedimento é muito simples tanto para Android quanto iPhone, com uma ou outra alteração, já que os sistemas usam métodos diferentes de gerenciamento. Vale dizer que há dezenas de aplicativos que prometem fazer a calibragem, mas não há nenhuma prova de que funcionem.

Como calibrar a bateria no Android

No Android, o primeiro passo é usar o dispositivo até a bateria estar completamente descarregada e não usá-lo nas próximas seis horas. Depois disso, faça a carga completa. Quando chegar a 100% da capacidade, deixe ligado ao carregador mais duas horas. Quando o processo estiver concluído, a bateria está calibrada e o aparelho pode ser utilizado normalmente.

Como calibrar a bateria do iPhone

No caso de um iPhone ou iPad, o processo é semelhante mas, mais demorado. Faça a carga completa do dispositivo e use-o normalmente até que a bateria se esgote. Depois, é necessário deixá-lo desligado por oito horas e depois conectá-lo à energia sem usar o aparelho por mais oito horas. Quando conectado, o dispositivo será ligado, mas é importante não desbloqueá-lo.

publicidade

Quando esse tempo passar, você deverá forçar a reinicialização pressionando o botão Início e o botão Liga / Desliga ao mesmo tempo até que o logotipo da Apple apareça na tela.

O processo de calibrar a bateria não causa impacto em sua vida útil, pelo contrário: ele ajuda a carregar o aparelho somente quando necessário. É recomendável repetir esse processo sempre que você notar que sua bateria perdeu desempenho. Mas, se ela continuar descarregando de forma irregular, então é porque chegou o momento de trocá-la mesmo.

É verdade que o processo de calibragem demora, tanto para Android quanto para o iPhone, mas é a única forma conhecida para calibrar as baterias de lítio presentes em todos os smartphones do mercado. Elementos químicos que as compõem, como é o caso do lítio, são instáveis e por isso não existem aplicativos que podem fazer a calibragem com precisão. Por isso é necessário fazer um processo manual. O assunto é um tanto complexo, tanto que a Apple foi uma das poucas empresas preocupadas a explicar, em seu site, como a carga nas baterias de lítio de funcionam.