Ao dividir o computador com alguma pessoa é necessário tomar cuidado com os arquivos que estão armazenados nele. Uma boa alternativa para estes casos é bloquear o acesso a partições da máquina, deixando tudo o que você possui de confidencial nela inacessível.

Para isto, o Windows 10 traz um método nativo de bloquear o acesso a uma unidade ou partição, mas esta opção não fica em lugar intuitivo. A seguir, veja como bloquear o acesso a uma unidade ou partição pelo Windows 10:

  1. Aperte as teclas “Win + R” para abrir a tela do “Executar” e entre com o comando: gpedit.msc;

    Reprodução

  2. Na tela, entre em “Configuração do usuário > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Explorador de arquivos”;

    Reprodução

  3. Dê um clique duplo em “Impedir o acesso a unidades de Meu Computador”;

    Reprodução

  4. Marque a opção “Habilitado” e, no campo destacado na imagem abaixo, selecione a unidade que deseja restringir o acesso;

    Reprodução

  5. Clique em “Aplicar” e em “Ok”. Reinicie o computador.

Depois deste processo, qualquer pessoa que tente acessar a unidade restringida receberá uma mensagem de erro. Assim, é recomendado que ele fique ativo apenas durante o tempo em que você não estará no computador e queira impedir que as pessoas acessem os seus arquivos.

Reprodução

publicidade

Para reestabelecer o acesso a unidade, basta repetir o processo do tutorial marcando a opção “Desabilitado” no quarto passo.