O WhatsApp liberou ontem (21) o tão aguardado modo escuro do aplicativo. Para ativá-lo é necessário baixar o WhatsApp Beta no Android.

Para isso, o Olhar Digital preparou um tutorial explicando como fazer para baixar e começar a usar o WhatsApp Beta:

No caso do sistema operacional do Google, existem algumas maneiras diferentes de conseguir fazer parte do programa de testes. Selecionamos três métodos diferentes – é só escolher o que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Método 1: o oficial

1. Abra a Google Play e procure pelo WhatsApp;

publicidade

Reprodução

2. Desça até o final da página, encontre a opção “Seja um testador Beta” e clique em “Aceitar”. Na mensagem a seguir, toque em “Participar”;

Reprodução

3. Agora, será necessário aguardar alguns minutos até que a sua participação no programa beta seja aceita. Quando isto ocorrer, ao procurar o aplicativo na Google Play, você verá o termo “Beta” entre parênteses e a opção para fazer o download desta versão ao clicar em “Atualizar”.

Reprodução

Método 2: Caso o programa esteja cheio

O método mostrado acima é o mais convencional para entrar na fase de testes de qualquer aplicativo da Google Play, mas pode ser que ele lhe apresente a mensagem de que o limite de usuários para esta versão já tenha sido atingido. Se for este o caso, siga os passos a seguir para contornar o problema:

1.Acesse este link no navegador do Android e faça o login com a conta Google utilizada no aparelho;

2. Clique em “Participar dos testes”; 

Reprodução

3. Abra a Google Play, procure pelo WhatsApp Messenger (Beta) e toque em “Atualizar”.

Reprodução

Observação. Caso você esteja com o aplicativo aberto, feche e abra-o novamente para que a versão de testes entre em funcionamento. O uso do WhatsApp beta é gratuito, mas vale ressaltar que ele substitui a versão final que está instalada no aparelho.

Método 3: Download externo

Caso nenhum dos métodos acima funcione, a última solução pode ser fazer download direto do APK do WhatsApp Beta. Este arquivo pode ser baixado tanto no site oficial do aplicativo, que é o melhor método, como em repositórios confiáveis, como o APK Mirror. Lembre-se também de habilitar a instalação de apps a partir de fontes desconhecidas, que é indispensável para que tudo funcione.

1. Acesse a página de download do WhatsApp para Android e clique em “baixe agora”;

Reprodução2. Aguarde até o fim do download e toque para baixar a notificação;

3. Na tela que aparece, toque em instalar e aguarde novamente;

Reprodução4. Toque em Abrir, se quiser iniciar o WhatsApp Beta;

Pronto! Agora você já como instalar o WhatsApp Beta no seu Android. Para habilitar o modo escuro, é necessário, antes de tudo, ter a versão 2.20.13 do WhatsApp no seu celular, disponível apenas para membros do programa beta.

A partir daí, é só tocar no ícone de três pontinhos, acessar a área de “Configurações”, entrar em “Conversas”, entrar em “Tema” e selecionar entre as opções “Claro”, “Escuro” ou “Automático (sistema)”; esta última opção acompanhará a configuração de cores do seu Android.

No iPhone

O modo escuro está disponível apenas para usuários do beta no Android, mas quem usa um celular da Apple também pode fazer parte do programa beta do WhatsApp no iOS e testar novos recursos no iPhone de maneira bem simples; confira abaixo como fazer:

  1. Instale o aplicativo TestFlight no seu iPhone;
  2. Peça permissão para entrar no grupo de testes de aplicativos;
  3. Assim que você for redirecionado para a página do WhatsApp Beta, toque em “aceitar”;

 

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!