Uma função que não é novidade, mas que chamou a atenção no Pixel 3, foi a de poder apenas virar o celular com a tela para baixo deixando-o no estado de “Não perturbe”. Este recurso, na verdade, já esteve presente em alguns celulares antigos com Android, mas não teve continuidade nas versões mais recentes do sistema.

Felizmente, agora é possível ter esta função em qualquer aparelho com Android, através de um aplicativo pago, mas que pode ser testado gratuitamente. A seguir, confira como deixar o seu celular Android no modo “não perturbe” ao deixá-lo com a tela virada para baixo.

Instalando e configurando o aplicativo

Para realizar a tarefa mencionada acima é necessário possuir o aplicativo Tasker instalado no Android. Ele pode ser obtido diretamente na Google Play, porém precisa ser adquirido por aproximadamente R$ 11,00.

publicidade

Já no site oficial do desenvolvedor, como é mostrado neste tutorial, é possível obter um arquivo APK de sua versão de demonstração para testar o programa antes de comprá-lo. Esta versão expira 7 dias após a sua instalação ser realizada. Feitas as ressalvas, seguem os passos:

  1. Antes de fazer o download do aplicativo é necessário habilitar a instalação de APKs no aparelho. Para isto, entre nas “Configurações” do Android, vá em “Segurança” e deixe a opção “Fontes desconhecidas” habilitada. Quem estiver com o Android Oreo ou superior, poderá habilitar a instalação de aplicativos desconhecidos ao executar o arquivo APK no aparelho;

    Reprodução

  2. Acesse este link e selecione a versão correspondente ao seu Android;
  3. Após instalar o Tasker, abra o aplicativo pela primeira vez e leia os seus termos de uso, além da explicação do funcionamento dele;

    Reprodução

  4. Agora, é necessário conceder algumas permissões para o Tasker. Para isso, entre em “Configurações”, procure por “Apps do administrador do dispositivo” e habilite o “Tasker”;

    Reprodução

  5. Ainda nas configurações, procure por “Acesso a notificações” e habilite o “Tasker”;

    Reprodução

  6. De volta ao navegador, clique neste link e use a opção “Import”. O Tasker, por sua vez, pedirá para usar uma conta do Google, use a principal que está configurada em seu aparelho;

    Reprodução

  7. Neste momento, o aplicativo mostrará uma série de mensagens. Clique em “Sim”;
  8. Caso apareça algum erro nesta última etapa, basta ignorá-lo e abrir o “Tasker” novamente, pois a tarefa deverá funcionar normalmente.

Pronto! Neste momento, ao virar a tela do celular para baixo, o modo não perturbe já estará ativado. Caso queira desabilitar esta configuração em algum momento, basta abrir o “Tasker” e desmarcar a tarefa que foi criada.