Quando você precisa se desfazer de um HD ou SSD externo ou mesmo de um computador, é necessário ter cautela com os arquivos que um dia já foram armazenados nele. Isso porque o Windows e outros sistemas operacionais não apagam eles por completo, o que significa que fotos e outros documentos podem ser recuperados com o uso de ferramentas especiais.

Leia também:

Para evitar que seus arquivos caiam em mãos erradas, é necessário fazer o uso de programas capazes de eliminar os vestígios do HD. Neste tutorial, o Olhar Digital vai te explicar por que você deve tomar cuidado e como excluir definitivamente os dados armazenados.

HDD e SSD: diferenças no armazenamento

No HDD (Hard Disk Drive), os arquivos podem ser mantidos mesmo após a exclusão deles – e inclusive depois de uma desfragmentação da unidade externa ou do PC. Isso porque ao excluir um arquivo, o Windows separa aquele espaço como algo que pode ser ocupado novamente. Porém, até isso ocorrer, seus dados seguirão disponíveis para serem recuperados.

publicidade
Como excluir fotos do PC
Mesmo depois de deletados na lixeira, fotos e documentos ainda ficam disponíveis no HD e podem ser recuperados com programas específicos. Imagem: PlutusART / Shutterstock

O SSD (Solid State Drive) funciona de forma parecida e, de certa forma, até um pouco pior. Afinal, neste dispositivo os dados são movidos o tempo inteiro para que ele consiga otimizar o uso do espaço. No entanto, com isso, aumentam as chances de que partes de arquivos sobrevivam.

Para contornar essa característica, SSDs recentes já vêm com tecnologia para sobrescrever dados excluídos (chamada de TRIM) ou também com a opção de excluir a chave da descriptografia, ao invés de apagar dados (chamada Secure Erase).

Como excluir um arquivo qualquer

Se o arquivo que você deseja excluir não é confidencial, você pode usar as ferramentas nativas disponíveis no computador. Ou seja, basta enviar ou arrastar o documento para a lixeira e, depois, esvaziá-la.

Porém, caso você vá levar seu computador para conserto, para a venda ou para a doação, você precisará fazer limpar o PC detalhadamente com programas específicos.

Como apagar os dados de um HD com o Windows

Através do Windows, serão mostradas duas formas de apagar arquivos. O primeiro método explica como apagar uma unidade inteira com o Disk Wipe. Confira!

  1. Acesse esta página e clique no local indicado para iniciar o download do Disk Wipe

    Como limpar HD - Passo 1

  2. Execute-o como administrador

    Basta clicar com o botão direito do mouse, pois o aplicativo não requer instalaçãoComo limpar HD - Passo 2

  3. Na coluna que está na parte esquerda do programa, escolha o disco que deseja apagar e clique em “Wipe Disk”

    Você poderá escolher um HD, SSD, pendrive ou até mesmo um cartão SDComo limpar HD - Passo 3

  4. Selecione qual será o formato da partição após os arquivos da unidade serem apagados;

    Como limpar HD - Passo 4

  5. Escolha quantas “passagens” serão feitas para apagar os arquivos. Aqui, quanto maior o valor, mais seguro será o processo. Clique em “Next”;

    Como limpar HD - Passo 5

  6. Digite no campo destacado as palavras: ERASE ALL. Clique em “Finish > Yes”;

    Como limpar HD - Passo 6

  7. Aguarde o processo finalizar, ele pode demorar até ser concluído.

    Como limpar HD - Passo 7

Depois de ter apagado os arquivos com o programa, você notará que o disco está com o espaço ainda tomado, mesmo que não apresente nada em seu conteúdo. Isto acontece por causa do programa ter feito a escrita de arquivos falsos no lugar do conteúdo apagado. Portanto, após ter realizado este processo, faça uma formatação simples pelo próprio Windows para ter de volta o espaço livre.

Como apagar arquivos específicos de forma segura

Ter que apagar todo o conteúdo de um HD às vezes pode não ser a solução ideal se você precisa apenas se livrar de alguns arquivos específicos. Para estes casos, é necessário usar outro programa que tratará apenas dos arquivos que você escolher. Veja como usar Eraser.

  1. Acesse esta página e clique no local indicado para iniciar o download do Eraser:
Como excluir arquivo do HD - Passo 1
  1. Execute o arquivo baixado para realizar a instalação do programa;
  1. Depois de iniciar o aplicativo, clique na seta indicando para baixo que está ao lado de “Erase Schedule” e utilize a opção “New task”:
Como excluir arquivo do HD - Passo 2
  1. Na nova janela, vá em “Add data”:
Como excluir arquivo do HD - Passo 3
  1. Em “Target type”, defina qual o tipo de conteúdo a ser apagado definitivamente. Já em “Settings”, aponte os caminhos:
Como excluir arquivo do HD - Passo 4
  1. No campo “Erasure Method”, defina quantas “passagens” serão feitas para apagar os arquivos. Tal como no outro programa, quanto maior o número de passagens, mais seguro ele será. Clique em “Ok”;
Como excluir arquivo do HD - Passo 5
  1. Em “Task type”, defina quando a tarefa será executada. Se for rodá-la imediatamente, marque a opção “Run immediately”:
Como excluir arquivo do HD - Passo 6

Como excluir tudo (inclusive o sistema operacional)

A última das opções é apenas recomendada para os casos em que você não utilizará mais o HD e o deixará com outra pessoa. Com o programa DBAN, você poderá apagar um HD inteiro, sem deixar vestígios até mesmo do sistema operacional.

Para utilizá-lo, é necessário gravar a imagem ISO em um CD ou pendrive e deixar uma delas como a opção principal para o boot do computador.

Pronto! Agora, você já sabe como apagar dados de forma definitiva no HD e no SSD.

Com informações de Avast.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!