Após algum tempo de uso de um navegador, a função de preenchimento automático na barra de endereços do navegador começa a entender seus hábitos e começa a preencher a barra de endereços automaticamente para  facilitar a digitação. No entanto, nem sempre isso é desejável, por inúmeros motivos.

É fácil apagar todas as URLs de sugestão automática, mas isso poderia atrasá-lo muito. Mas há como dispensar os endereços irritantes enquanto mantém todos os outros úteis que você usa no Chrome, Firefox e Edge. Veja como proceder:

publicidade

No Chrome

Para excluir um único URL sugerido automaticamente, comece a digitar o endereço como faria normalmente – Google.com no meu exemplo. Em seguida, quando a sugestão de preenchimento automático indesejada aparecer, use as teclas de seta do teclado para realçar a sugestão no menu suspenso abaixo da barra de endereço. Finalmente, pressione Shift + Delete e pronto! A sugestão desaparece.

Reprodução

publicidade

Navegador Firefox

O mesmo conceito básico usado para excluir sugestões de preenchimento automático no Chrome também se aplica ao Firefox. Comece a digitar o URL e, em seguida, destaque o URL com erro de digitação no menu suspenso quando ele aparecer.

Desta vez, basta pressionar o  botão Delete para limpar a entrada errada. Nas versões mais recentes do Firefox, quando você exclui uma entrada realçada, ela ainda permanece na barra de endereço, mas você pode se livrar dela selecionando todo o endereço com o mouse e clicar em backspace.

publicidade

Navegador Internet Explorer ou Edge

Não há uma maneira confiável de eliminar URLs sugeridos automaticamente do Microsoft Edge, pois, se estiver na última versão, os endereços só podem ser apagados pelo tradicional menu de configuração. No Microsoft Explorer, quando você realçar um endereço no menu suspenso, verá um “x” no lado direito. Clique nesse ‘x’ para eliminar a URL.