O serviço de buscas do Google possui uma função que ajuda o usuário a acessar sites que já saíram do ar. Trata-se da ferramenta de cache, que armazena versões mais antigas das páginas e permite o acesso total ou parcial ao conteúdo. O recurso funciona para computadores, mas há alternativas para celulares.

Além de funcionar com sites offline, a função de cache também pode ser usada para acessar versões antigas das páginas. Confira neste tutorial do Olhar Digital como acessar uma página através do Google Cache.

publicidade

Em computadores

1. Pesquise pela página desejada no Google;

publicidade

Reprodução

2. Nos resultados, toque sobre a seta ao lado do endereço e clique em “Em cache”;

publicidade

Reprodução

3. O Google carregará uma página e indicará no topo de quando é o cache, mostrando a data e horário exato em que o cache foi capturado.

publicidade

Reprodução

Observação: caso a página demore a carregar ou não carregue corretamente, clique na opção “ver somente texto” para excluir as imagens, que tendem a ser de difícil recuperação.

Dica: também é possível acessar o cache de através de um link. Basta substituir “exemplo.com.br/pagina.html” do link a seguir pelo endereço da página buscada: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:exemplo.com.br/pagina.htm

Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como buscar uma página em cache no Google.

No celular (serviço alternativo)

1. Abra o navegador da sua preferência e acesse www.archive.org/web;

Reprodução

2. Cole o link do site dentro do campo indicado;

3. O site mostrará um sumário com estatísticas do cache da página, incluindo uma linha do tempo. Toque no ano para carregar os resultados e, em seguida, escolha uma data disponível no calendário;

Reprodução

4. O site começará a carregar a cópia da página na data escolhida.

Observação: além de funcionar em celulares, o serviço Wayback Machine também pode ser acessado em computadores. No mesmo endereço, o usuário pode encontrar a linha do tempo com os dias nos quais foram gravados uma cópia do site.

Reprodução

Pronto! Agora você sabe como acessar a versão em cache de um site no seu celular.