O Google Docs é uma excelente alternativa para quem precisa editar documento e apresentações, mas não quer pagar pelo Microsoft Office. No entanto, a suíte de aplicativos gratuitos não possuem um programa para computadores como a sua contrapartida da Microsoft. Felizmente, contudo, uma extensão para Google Chrome promete minimizar essa dificuldade técnica.

Disponível gratuitamente, o complemento consegue fazer com que os arquivos com extensões .docx, .xlsx e .pptx sejam abertos nos aplicativos do Google. Tudo isso a partir do Windows Explorer, tal qual seria se o Microsoft Office estivesse instalado. Veja como usar:

publicidade
  1. Abra o Chrome e realize o download da extensão Editor do Office;

    Reprodução

  2. Em uma pasta, coloque os arquivos com os principais formatos do Office que você utiliza, como sugere a imagem abaixo;

    Reprodução

  3. Agora, para cada tipo de arquivo que você usa no Office, clique com o botão direito do mouse nele e vá em “Abrir com…”. Se necessário, clique também em “Escolher outro aplicativo”;

    Reprodução

  4. Selecione o “Chrome” na lista, marque a opção “Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos” e clique em “Ok”.

    Reprodução

Toda vez que você for editar um arquivo do Office dentro do navegador, não se esqueça de clicar em “Salvar agora” e sobrescrever o arquivo original. Diferente do que ocorre nas edições de arquivos na nuvem do Google, aqui o salvamento do arquivo não ocorre de forma automática até que ele seja salvo pela primeira vez no navegador.

Reprodução

publicidade

Agora, toda vez que um arquivo com a extensão que passou pelos processos acima for aberto, o Chrome já identificará o formato e lhe colocará no aplicativo certo para a edição dele. Vale lembrar que, diferente do serviço do Google docs, você não precisa estar online para realizar edições nos arquivos armazenados localmente em sua máquina.