Fazer backup regurlamente das fotos e vídeos do seu celular pode evitar muitos problemas, especialmente em caso de perda ou roubo do aparelho. Felizmente, diversos aplicativos de armazenamento na nuvem oferecem isso de graça e automaticamente para o Android e iPhone (iOS). Isso sem contar na possibilidade de liberar espaço no armazenamento tranquilamente.

Se você está procurando uma boa opção para manter suas imagens à salvo, o Olhar Digital preparou uma lista com as melhores opções disponíveis para ambos os sistemas. Confira:

publicidade

Google Fotos

O serviço de armazenamento de fotos do Google já se tornou muito popular, tanto que em alguns celulares com sistema operacional Android, o aplicativo já substitui o álbum de fotos tradicional. Mas ele também pode ser baixado no iPhone.

publicidade

Para usar, basta baixar o aplicativo e se cadastrar usando uma conta do Gmail. A plataforma oferece a opção de backup automático, fazendo todo o trabalho para que você não precise se preocupar com suas imagens. Para ativar, basta acessar as configurações, tocar em “Backup e sincronização” e ativar a chavinha de “Backup e sincronização”.

ReproduçãoO Google Fotos é gratuito e com espaço ilimitado de fotos com resoluções de até 16 megapixels e vídeos de 1080p. Caso a resolução da imagem seja maior ou o vídeo seja em 4K, ele ocupa o espaço do Google Drive, que é de 15 GB.

publicidade

Para quem está com pouco espaço no celular, o Google Fotos oferece ainda a opção de limpar a memória do aprelho. Com ela, o aplicativo faz o backup automatico das fotos no armazenamento inerno para a nuvem e as apaga em seguida, mantendo os arquivos acessíveis em qualquer lugar. Para fazer isso, toque nos três risquinhos no topo da tela e toque em “Liberar espaço”.

Reprodução

publicidade

OneDrive

Outro serviço que também salva as fotos do seu smartphone automaticamente na nuvem é o OneDrive. Para ativar a função, o usuário precisa abrir as configurações., clicar em “Carregamento” e ativar a opção “Carregamento”. Se quiser, o usuário pode configurar ainda se deseja fazer o backup somente no Wi-Fi e se deseja incluir também os vídeos.

ReproduçãoAo contrário do Google Fotos, porém, o OneDrive é limitado ao armazenamento disponível na conta do usuário. O plano gratuito possui 5 GB de espaço para armazenar arquivos e fotos.

iCloud

Além desses aplicativos de armazenamento, os usuários do iPhone ainda podem usar a nuvem da Apple, o iCloud. O serviço oferece um espaço gratuito de 5 GB e para salvar automaticamente as imagens, entre em “Ajustes”, procure por “Fotos” e ative a opção “Fototeca do iCloud”.

Reprodução

Você também pode otimizar as fotos, no qual as fotos e vídeos de alta resolução são automaticamente substituídas por versões menores e os originais são armazenadas no iCloud.