A barra de notificações, também conhecida como barra de acesso rápido, permite aos usuários do Android fazer pequenas alterações em configurações do telefone e que podem ser bem úteis no dia-a-dia. Nativamente, as fabricantes até permitem que você realize algumas alterações nela, mas tudo de forma simples, apenas excluindo ou adicionando um item desejado.

Se você acha que a sua barra de acesso rápido está limitada, saiba que existe uma forma de melhorá-la, colocando mais funções do que apenas o que a fabricante ou o sistema permitem. A seguir, confira como adicionar muito mais funcionalidades a esta valiosa área dos celulares Android:

publicidade

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima é necessário fazer o download de um aplicativo na Google Play. Apesar de mexer em uma configuração no sistema, ele não requer root, a não ser para algumas funções específicas, sendo um processo opcional. Feito estas ressalvas, segue abaixo o tutorial.

publicidade

Fazendo a configuração

O programa a ser utilizado no tutorial é gratuito e não exibe qualquer propaganda durante o seu uso. Confira como instalá-lo e configurá-lo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Quick Settings;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque no ícone representado por “Três linhas” e toque em “Listar tudo” ou, se preferir, navegue por uma das categorias disponíveis;

    Reprodução

  3. Já nas listas, escolha um dos itens que você deseja adicionar e utilize a opção “Enable tile”. A configuração a ser adicionada ficará com o seu ícone na cor azul.

    Reprodução

Neste momento, você já pode escolher quantos apps e funções quer colocar, mas elas ainda não estarão na sua barra de acesso rápido. Para isto, é necessário realizar ainda mais um procedimento. Veja:

  1. Volta à tela inicial do Android e acesse a barra de notificações como de costume. Então, toque no ícone representado por “três pontos”;

    Reprodução

  2. Entre em “Ordem dos botões”, localize os atalhos criados pelo Quick Settings e coloque-os onde desejar.

    Reprodução

Desta forma, os atalhos que você criou passarão a aparecer na barra de acesso rápido. Caso tenha esquecido de marcar ou de adicionar algum item, basta repetir estes mesmos passos.

publicidade

Pronto! Você “driblou” o sistema com o Quick Settings e agora pode adicionar novos recursos, que podem ser acessados mais rapidamente, e até mesmo qualquer aplicativo que esteja instalado no Android para ser aberto com mais facilidade.