9 dicas do Google para alavancar um canal no YouTube

Desde o seu lançamento, há 12 anos, o YouTube se tornou uma grande plataforma de entretenimento, mas também se tornou uma ferramenta para pessoas que decidiram criar um canal próprio e ganhar dinheiro através disso.

Só no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários ativos e o país é o segundo em tempo de visualização no YouTube. Segundo a plataforma, 76% dos espectadores assistem a vídeos para ajudá-los na tomada de decisões, no momento de uma compra em loja e, no celular, o tempo de visualização no YouTube cresceu mais de 60% no país nos últimos 12 meses.

Para ajudar aqueles que estão interessados em criar um canal, o Google separou nove dicas de como fazer a página ter sucesso no YouTube. Confira:

  1. Público-alvo
    A primeira coisa que precisa ser feita é definir um público-alvo. Dificilmente você conseguirá agradar ou atingir todos os usuários da plataforma, por isso, defina o perfil das pessoas para quem você quer exibir o vídeo; você pode levar em conta idade, sexo, classe social, posicionamento político, entre outros fatores.  
  2. Dialogável
    Uma vez que o público-alvo foi escolhido, procure produzir conteúdos que conversem diretamente com os espectadores, como assuntos do interesse, solução de problemas comuns, entre outros.
  3. Compartilhável
    Na hora de produzir um vídeo, é interessante avaliar se as pessoas compartilhariam o conteúdo. Hoje em dia, com as redes sociais, o compartilhamento é uma ferramenta importante de engajamento e de divulgação do canal.
  4. Interativo
    Você também pode envolver o público com a programação do canal. Muitos youtubers perguntam para os espectadores quais temas eles gostariam de ver ou respondem os comentários em transmissões de vídeos ao vivo.
  5. Consistente
    Para um canal fazer sucesso é preciso que os espectadores saibam o que vão encontrar nele. Por isso, procure se manter dentro do tema escolhido para a sua página e procure por um tema que tenha assunto suficiente para ser abordado.
  6. Sustentável
    Não adianta nada fazer uma superprodução para gravar um único vídeo e não conseguir manter a mesma qualidade, pois se o público gostar e não encontrar vídeos parecidos, deixa de frequentar o canal.
  7. Encontrável
    Use títulos e tags mais procurados pelos espectadores para que possam ser facilmente encontrados. O mesmo vale para o nome do canal.
  8. Acessível
    Conforme o seu canal cresce, é importante pensar nos novos espectadores. Na hora da produção de conteúdo, evite vídeos divididos em mais de uma parte, por exemplo, porque uma pessoa que está assistindo a um vídeo seu pela primeira vez não vai quer procurar os vídeos anteriores para saber sobre o que você está falando. Outra opção é linkar vídeos antigos para que a pessoa possa assistir.
  9. Colaborativo
    O YouTube incentiva a interação entre os youtubers, por isso, ao montar o seu canal, avalie se há espaço para participação especial de outros criadores.

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