Esta é a segunda parte dos apps lite, que são mais enxutos, economizam espaço em seu smartphone e ainda rodam mais fluidos, principlamente em aparelhos de entrada. Recomendamos fortemente ler a primeira parte dessa matéria para conhecer outros aplicativos do gênero. E vamos a mais alguns dos “magrinhos”:

Youtube Go

Versão padrão: 112 MB
Versão Lite: 8,9 MB

Reprodução

Praticamente o Youtube Go não se enterra em configurações como a versão padrão e, por isso, é tão leve em tamanho. Não há botões de curtir, configurações de legendas, alterar a velocidade, nada disso. Ele se concentra em controlar o uso de dados, pois, antes de assistir a qualquer vídeo, é preciso escolher a resolução desejada. E melhor: é a solução oficial do Google para baixar vídeos e assistir offline depois. Mas, para quem assiste a muita programação ao vivo pelo Youtube, recomendamos usar a versão padrão, pois até a data dessa matéria não há opção para assistir vídeos ao vivo no Youtube Go.

publicidade

 

Spotify Lite

Versão padrão: 30 MB
Versão Lite: 4,6 MB

Reprodução

A parte boa do Spotify Lite é permitir controlar o uso mensal de uso de dados. Ele mantém os daily mix , mas somente é possível reproduzir as músicas na opção aleatória, mesmo que você tenha uma playlist. Aparentemente, esta versão do Spotify Lite passa por atualizações constantes, portanto, pode ainda não ser uma boa opção para quem é assinante do serviço e já usa todos as opções que a edição padrão oferece.

 

Twitter Lite

Versão padrão: 60 MB
Versão Lite: 766 KB

Reprodução

A versão leve do Twitter se baseia em plataforma web e, por esse motivo, ocupa pouquíssimo espaço. Nem por isso a interface incomodou. Apesar de simples, todas as opções de busca, feed, enviar mensagem privada e exibir os trending topics estão presentes. O layout mantém uma estética ótima, com boa visualização. Diante de tamanho tão pequeno, vale instalar e testar, principalmente para quem usa smartphones de entrada.

 

Amazon Kindle Lite

Versão padrão: 155 MB
Versão Lite: 2 MB

 Reprodução

Outro app na versão diet bastante interessante para quem tem smartphones de entrada. Como o Kindle precisa manipular arquivos extras, que são os livros, a versão lite, com código enxuto, economiza processamento do smartphone, se ocupando mais com o carregamento do livro. Além disso, também é possível fazer o download de livros de sua biblioteca do Kindle. E isso também vale muito a pena, já que os arquivos de livros são pequenos – um deles, no formato Kindle de 250 páginas, tem, em média, 1,6 MB. Isso pode mudar caso ele traga muitas imagens.