Você já deve ter ouvido falar nos chamados aplicativos “lite”, que são versões mais leves e enxutas de apps bastante populares. Eles são bem úteis para quem utiliza smartphones de baixo custo – que possuem pouca memória RAM e armazenamento modesto – pois vão ser executadas de forma mais fluida sem deixar o usuário irritado com lags ou travamentos.

A ideia nos apps lite é reduzir ao máximo o código utilizado no design da interface e tirar algumas funções que são menos utilizadas, sem nenhum truque mirabolante para torna-los mais leves.

Abaixo, vamos listar os 8 melhores aplicativos na sua versão “magra” e que não farão com que seu smartphone peça água. A matéria será dividida em duas partes, sendo que a primeira trará as edições lites do Facebook, o Messenger, o Google Maps Go e o Google Go. Vamos começar?

Facebook

Versão padrão: 373MB

publicidade

Versão Lite: 1,3MB

O primeiro ponto é a falar é a economia de espaço que a versão lite vai proporcionar em seu smartphone, conforme já dissemos. A diferença também será notada no formato dos ícones, que são muito mais simples que a edição full.

E parece que o design é devorava espaço mesmo, já que, surpreendentemente, a versão lite é quase tão completa quanto o aplicativo normal do Facebook. Você ainda vai poder curtir e comentar as postagens de seus amigos, visitar seus perfis, postar em sua própria timeline e fazer tudo o que normalmente faz.

Reprodução

O que é certo é que o Facebook Lite usa menos menos dados, funciona em conexões mais lentas, consome menos recursos do sistema e, consequentemente, economiza bateria. Portanto, não fique em dúvidas em instalar esta versão. A única desvantagem é realmente o design, bem mais modesto. Se você consegue sobreviver a isso, o restante é somente lucro.

Messenger Lite

Versão padrão: 60MB

Versão lite: 6MB

E já que estamos falando em Facebook, vamos engatar no Messenger. O app de bate-papo da rede social também tem uma versão lite. E a diferença de tamanho também é grande, já que a edição padrão ocupa 10 vezes mais espaço que o seu irmão “magro”. Ele só tem os recursos básicos, mas são justamente aqueles que importam em um aplicativo de comunicação.

Reprodução

Você pode enviar e receber mensagens, imagens, anotações de voz, adesivos e chamadas de áudio e vídeo. Só não é possível enviar mensagens com arquivos gifs. Mas se você não é adepto desse tipo de formato, faz alguma diferença? Portanto, a versão lite do mensageiro do Facebook é perfeitamente viável, até mesmo em aparelhos mais potentes.

Google Maps Go

Versão padrão: 30MB

Versão lite: 140KB

Como não podia deixar de ser, o Google também entrou na onda dos apps “magrinhos”, mas em vez de lite, a empresa utiliza a denominação “Go”. E no caso do Maps Go, seu tamanho de ínfimos 140KB mostra que a gigante de buscas levou o conceito de leve muito a sério.

Mas qual a mágica? O truque aqui é que extrairam quase todo o núcleo de códigos. Com isso, a versão Go do Maps funciona sob a plataforma do navegador web. Assim ficou fácil diminuir o tamanho.

Reprodução

O importante é que, ao menos no que diz respeito a função principal, que é traçar rotas por meio de automóvel, tranporte público, a pé ou de bike, está tudo funcionando. Alguns recursos, claro, ficaram ausentes, como, por exemplo, a função de ter mapas offline. E isso faz sentido, já que é preciso pensar na falta de espaço dos smartphones mais limitados. logo, era preciso cortar alguns recursos. Enfim, se o seu telefone suporta a versão completa do Google Maps, opte por ela. Mas se você tiver problemas de processamento ou armazenamento, o Maps Go é a pedida.

Google Go

Versão padrão: 42 MB

Versão lite: 5 MB

O app de buscas do Google é pouco utilizado, verdade seja dita. A barra de buscas da tela inicial está muito mais a mão, já que está na tela principal de qualquer celular Android. Entretanto, é um app que vale a pena ser testado em celulares mais modestos. Ela economiza cerca de 40% dos dados ao exibir os resultados de uma busca. E seu tamanho é 8 vezes menor que a versão padrão, além de também realizar buscas por voz.

Reprodução

Na próxima quarta-feira (17/10) apresentaremos a segunda parte desta matéria, com mais quatro apps “lite” e que ocuparão pouca memória e processamento do seu smartphone, mesmo realizado suas principais funções. Até lá!