Fortnite chegou para o Android e você, que nunca jogou, quer se arriscar no seu celular no fim de semana? Saiba que o game, o mais popular no gênero Battle Royale, é um pouco mais complexo do que parece. As partidas juntam algumas dezenas de pessoas em um mapa extenso, no qual você chega voando em um ônibus. Você começa só com uma picareta, e os itens e equipamentos melhores ficam espalhados e escondidos pelo enorme mapa. Além disso, uma forte tempestade ronda a arena, criando uma barreira em volta dela que diminui o espaço jogável de tempos em tempos.

É preciso, então, ter uma boa dose de estratégia para progredir nas partidas. Mas nada que algum tempo de treino e algumas dicas não ajudem a resolver. Separamos seis delas, voltadas para quem não tem prática nenhuma com Fortnite e vai começar a jogar agora. Confira a seguir:

publicidade

1. Escolha bem onde pousar. Se você resolver jogar em um time, é legal você seguir seus companheiros. Se perdê-lo no salto, procure pelos pontos deles no mapa. Se estiver sozinho, pode ser mais esperto ficar mais longe dos adversários, que podem ser mais experientes.

2. Fique ligado nas armas. Se você tiver ficado longe dos outros jogadores, aproveite para procurar itens, munição e baús dentro das construções. O ideal é diversificar e não ficar com apenas um tipo de arma, até você descobrir qual você prefere. E fique ligado nas cores: os itens dourados são mais raros e mais fortes, seguidos dos laranjas, roxos, azuis, verdes e cinzas.

publicidade

3. Não fique fora da zona segura. O mapa de Fortnite diminui aos poucos para aproximar os jogadores uns dos outros. Então, cuidado para não ficar de fora da barreira já mencionada. 

4. Jogue com fone de ouvido. Assim você consegue ouvir bem tudo que está em sua volta e evita que as outras pessoas te peguem de surpresa. Os fones também podem te ajudar a encontrar os baús de tesouro mais raros: é só ouvir e seguir o barulho que eles fazem.

publicidade

5. Construa, construa e construa. Uma das mecânicas mais legais de Fortnite é que você pode levantar paredes para se proteger e até pontes para ir de um lugar ao outro. Claro, você vai precisar dos materiais certos, como pedras e madeira encontradas pelo mapa. Mas não tente minerar ou cortar árvores perto de outras pessoas, porque é um processo barulhento que pode revelar sua posição.

6. Não se esqueça dos itens para recuperar vida. Além das armas, os baús e o mapa são cheios de itens e comida que você pode usar para recuperar vida. Conseguiu fugir de alguém que estava te atacando, mas ficou com pouco HP (hit points)? Use esses itens para durar um pouco mais.

publicidade

Além da versão recém-lançada para alguns Androids, Fortnite está disponível de graça também para PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e iOS. É possível jogar com quem está em outras plataformas – apenas o PS4 tem uma certa limitação com outros consoles.