Ao utilizar o smartphone por bastante tempo, a falta de espaço para o armazenamento de arquivos pode se tornar um problema. Uma solução comum é comprar um cartão microSD para aliviar este problema, mas existem outras alternativas: confira abaixo as dicas do Olhar Digital para ganhar espaço sem gastar nada:

Limpar o cache dos aplicativos

Ao utilizar qualquer aplicativo no Android, eles guardam alguns arquivos para que o seu funcionamento seja mais rápido. Depois de um tempo, esses arquivos não se tornam necessários, mas continuam a ocupar espaço mesmo assim. Veja como apagá-los:

  1. Abra a tela de “Configurações;

    Reprodução

  2. Vá em “Aplicativos” e selecione um desejado;

    Reprodução

  3. Dê um toque em “Armazenamento” e utilize a opção “Limpar cache”.

    Reprodução

É sugerido que você faça isso para os aplicativos que você não usa com muita frequência. Toda vez que o aplicativo for aberto novamente, ele gerará o arquivo de cache mais uma vez, mas este será menor que o anterior.

publicidade

Fazendo um backup na nuvem de suas fotos

Através do aplicativo Google Fotos, que acompanha os smartphones com Android, é possível deixar as fotos tiradas com o seu aparelho na nuvem, e deletar do celular as imagens das quais você tem o backup. Confira:

  1. Abra o aplicativo do Google Fotos, dê um toque no ícone representado por “três linhas” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Em “Backup e sincronização”, selecione a opção “Tamanho do Upload” e mude para “Armazenamento ilimitado”;

    Reprodução

  3. De volta ao menu principal do Google Fotos ao tocar no ícone representado por “três linhas”, utilize a opção “Liberar espaço”.

    Reprodução

Através desse método, você consegue liberar alguns gigabytes de espaço. Além disto, ao utilizar o app, não é preciso selecionar nada manualmente.

Eliminando arquivos duplicados

Um problema comum ao utilizar o celular para o armazenamento de arquivos, é que você pode acabar com alguns arquivos duplicados se não usar um gerenciador para esta tarefa. Infelizmente, por padrão, o Android não conta com uma ferramenta para buscá-los. Veja abaixo como encontrar e apagar estes arquivos extras:

  1. Faça o download do aplicativo “Duplicate Files Fixer” pela Play Store;
  2. Em sua primeira execução, marque a opção “Análise completa”, dê um toque em “Verificar agora” e conceda as permissões necessárias para que ele funcione;

    Reprodução

  3. Marque os itens da lista que deseja apagar e utilize a opção “Eliminar agora”.

    Reprodução

Apague os dados de navegação do seu navegador

Ao navegar na internet, o seu navegador faz o download de alguns arquivos necessários para fazer a exibição e carregamento dos sites. Eles não são apagados automaticamente e podem ocupar um bom espaço de seu aparelho, caso uma limpeza não seja realizada periodicamente. Siga os passos abaixo para apagar esses arquivos no Chrome, como exemplo:

  1. Com o Chrome aberto, dê um toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Em “Avançado”, selecione a opção “Privacidade” e utilize a opção “Limpar dados de navegação”;

    Reprodução

  3. Selecione a opção “Todo o período” em “intervalo de tempo” e dê um toque em “Limpar dados”.

    Reprodução

Elimine as conversas que mais ocupam espaço no WhatsApp

Ao conversar com seus contatos no WhatsApp, é comum que os arquivos de suas conversas comecem a ocupar um espaço considerável de armazenamento em seu aparelho. Confira nesta matéria do Olhar Digital como usar um recurso escondido do WhatsApp para liberar o espaço tomado por eles no aplicativo.

Conclusão

Quando você realizar estes passos pela primeira vez, deverá liberar um espaço considerável para armazenamento em seu celular. Entretanto, é recomendo que eles sejam repetidos ao menos uma vez por mês para não voltar a acumular arquivos desnecessários e sofrer com a falta de espaço novamente.