Para mudar o visual do Android e até mesmo adicionar novos recursos no sistema, uma das principais alternativas é trocar o Launcher padrão do aparelho. Na Google Play, por sua vez, existem diversas alternativas para esta categoria, mas nem todos aplicativos são reconhecidos da forma que merecem.

Pensando em facilitar o conhecimento destas opções, o Olhar Digital preparou uma lista com os 4 launchers para Android que você ainda não conhece, mas que merecem uma chance no seu celular. A seguir, veja quais são estas opções e por que elas se destacam.

Lean Launcher – Grátis

Os celulares da linha Pixel lançados pelo Google chamaram a atenção com algumas mudanças que foram feitas no sistema. Apesar de existir até mesmo um launcher oficial do Google na Play Store, ele acaba não sendo compatível com muitos aparelhos.

publicidade

Reprodução

O Lean Launcher, por sua vez, consegue trazer este visual e funcionalidade do launcher do Google a quase todos aparelhos que rodam o Android e, impressiona com a quantidade de recursos extras que adiciona. Este launcher, que é desenvolvido por membros do fórum do XDA-Developers, recebe atualizações constantes e todos os seus recursos são gratuitos.

Niagara Launcher – Grátis

Esta segunda alternativa é um dos launchers mais novos que está na Google Play. Apesar de ainda se encontrar em fase de desenvolvimento, o aplicativo já é bastante estável e está disponível para todos que quiserem testá-lo.

Diferente da maioria das outras opções, o Niagara mostra os ícones, notificações e outras opções do sistema na tela com uma orientação vertical. Desta forma, que você possa acessar qualquer aplicativo ou outros itens com apenas um toque, dando uma sensação de fluidez ao sistema. Outro ponto de destaque que precisa ser mencionado fica por conta do tema “Dark” oferecido por ele, que funciona como um modo noturno e é menos nocivo aos olhos de seus utilizadores.

Reprodução

Apesar da aparência simples, não se engane, o launcher ainda traz opções importantes como esconder aplicativos e suporte a pacote de ícones para uma alteração visual mais profunda.

ADW Launcher 2 – Grátis, mas oferece alguns recursos pagos

Mesmo possuindo alguns recursos pagos, este launcher se destaca pela grande quantidade de visuais e funções que oferece até em sua versão gratuita. Como parâmetro, nele você encontrará temas de ao menos 5 versões diferentes do Android, assim, é possível escolher o visual do sistema que lhe agradou mais até hoje.

Além de adicionar suporte a gestos no telefone, o ADW Launcher 2 também implementa no sistema um menu de contexto para todos os ícones e aplicativos, ou seja, você consegue acessar algumas configurações sem ter que percorrer pelos menus ou configurações do Android. Caso você utilize outro launcher no Android, ele também tem uma função de importar configurações deles para deixar o processo mais rápido e prático.

Torque Launcher – Grátis

As fabricantes de celulares com Android geralmente optam por mudanças bruscas nos visuais e funcionalidades do aparelho. Entretanto, indo no caminho contrário, a custom AOSP conquistou muitos usuários devido a fidelidade ao que seria o visual do Android puro.

Reprodução

O Torque Launcher, por sua vez, procura justamente trazer este visual para qualquer aparelho sem precisar que você troque a ROM do aparelho. Em comparação as outras alternativas exibidas acima, ele não possui muitos recursos avançados, mas compensa ao ser completamente gratuito e consumir menos memória do aparelho, deixando o celular até mesmo mais rápido em muitos casos.