Esta é a terceira parte das dicas de como explorar ao máximo seu smartphone para obter ótimas fotos. Você pode acessar nos links a seguir a primeira e a segunda parte. Aproveite e pratique!

11. Limpe a lente antes de tirar uma foto

As lentes costumam desempenhar um papel secundário em relação a outros recursos do smartphone, como abertura, tamanho do sensor e câmeras frontais. Mas, claro, elas são essenciais quando se trata de ótimas fotos, já que o item em questão, de baixa qualidade ou suja, podem arruinar uma boa imagem.

Reprodução

publicidade
Uma lente suja ou embaçada pode desperdiçar uma foto que seria excelente

É por isso que a dica é sempre dar uma olhada antes de capturar um bom momento. É claro que a manga de sua camisa não é a melhor opção, por isso sugerimos um pano sem microfibras ou sem fiapos. Depois de adquirir o hábito de limpar sua lente, você ficará surpreso com a diferença de qualidade das suas imagens.

12. Use a correção automática do Google Fotos

O Google Fotos não é apenas um serviço de backup de fotos, pois também oferece diversas ferramentas de edição. Essas ferramentas permitem que você ajuste tudo, desde iluminação e cores até orientação e cortes rápidos das imagens.

Reprodução

Mas não é preciso se preocupar com todas elas, a não ser que você seja muito detalhista ou então está editando uma foto para algum trabalho profissional. Para a maioria dos casos use a opção “auto” (aperte a opção de edição e toque em “auto”, como mostra a imagem abaixo). Você vai perceber que a imagem ganha cores mais vivas automaticamente, assim como corrige partes mais brilhantes e também muito escuras. Geralmente o resultado fica melhor do que a foto original e tudo com apenas dois cliques.

-> 8 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

13. Baixe um editor de fotos diferente

Depois de começar a brincar com as fotos e ver como os resultados ficam tão bons, começamos a querer explorar mais. E o Snapseed é um ótimo app para edição. Ele é muito versátil, com suporte a fotos RAW (foto capturada sem interferência do processador da camera), edição de cores usando técnica de curvas, ferramentas de recuperação e balanço de brancos. Você não precisa entender todos esses nomes, lembre-se das dicas da parte 2: a melhor coisa a fazer é praticar. Comece pelo Snapseed e logo você vai querer explorar a Play Store ou a Apple Store para testar mais apps para aperfeiçoar as imagens.

14. Você pode “cropar”suas fotos

Crop é daquelas palavras difíceis de traduzir, já que parece mais uma gíria de surfista. E na fotografia podemos definir “crop” quando se recorta uma parte de uma foto, descartando a parte que não interessa. Quando você “cropa” uma imagem, é gerada uma segunda opção dela com um zoom na parte que você selecionou o crop. Afinal, você destacou uma parte da imagem original.

Reprodução

Os smartphones de hoje são potentes o suficiente e as câmeras também tem muitos megapixels para lidar com esse zoom que o crop acaba gerando.  Se você não estava pensando sobre a regra dos terços no momento em que tirou a foto, muitas vezes pode obter um melhor enquadramento apenas cropando depois.

15. Use seus óculos de sol

Você leu certo. Essa dica é um hack de fotografia. Ela serve para fotos em que o dia está muito claro, com muito sol, e lugares abertos. Quando há luz em excesso, tendemos a franzir os olhos de forma que possamos enxergar os detalhes do que estamos focando. A lente de uma câmera tenta imitar nossos olhos para captar em totalidade o que estamos vendo.

Mas ela não pode franzir sua abertura focal, certo? E as fotos acabam saindo com um branco estourado ou com muito brilho em tudo, estragando a foto. Então é aí que entram os filtros. Eles são usados em câmeras profissionais, mas, para smartphones, um óculos escuro vai funcionar muito bem. E se você tiver daqueles óculos com degradê, pode brincar mais ainda com o resultado.

Aqui terminamos a terceira e última parte de nossas dicas para tirar fotos com smartphones. Lembre-se delas sempre que registrar as imagens. Depois de um algum tempo de prática, as pessoas nem vão perceber que elas foram feitas com um smartphone.

>>> Truques para tirar ótimas fotos com um smartphone – Parte 1

>>> Truques para tirar ótimas fotos com um smartphone – Parte 2